Todos nós possuímos maus hábitos. Possivelmente você procrastina, espalha boatos ou não é pontual. Esses comportamentos negativos não o tornam uma pessoa desprezível, mas, como profissional, podem ter um impacto negativo em você e até mesmo resultar na perda do seu emprego.
“Um único mau hábito provavelmente não resultará em demissão imediata, mas o efeito acumulativo desse mau hábito ao longo do tempo pode resultar em demissão”, afirma a Dra. Katharine Brooks, responsável pelo Departamento de Artes Liberais da Universidade do Texas em Austin e autora de You Majored in What? Mapping Your Path from Chaos to Career: Designing Your Path from College to Career (Mapeando seu percurso do caos à carreira). “As pessoas podem identificar um mau hábito e isso as capacita a identificar outras falhas ou dificuldades.” Ademais, ela destaca que um mau hábito pode resultar em isolamento ou afastamento no ambiente de trabalho, impactando tudo, desde a sua avaliação de desempenho até a sua habilidade de executar suas tarefas.
Rick Myers, fundador e diretor executivo do Talent Zoo, um portal voltado para profissionais de marketing, publicidade e digital, concorda que maus hábitos podem arruinar a carreira de alguém. No entanto, ele afirma que “o mais lamentável é que as pessoas raramente se dão conta de que possuem tais hábitos”.
“Um dos melhores conselhos que alguém quer avançar em sua empresa pode receber é aumentar a autoconsciência e assegurar-se de que está adotando hábitos que serão benéficos para a organização”, afirma ele.
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Aqui estão 14 maus hábitos que podem custar-lhe o trabalho:
Procrastinação
“Esse costume pode causar sérios danos em um local de trabalho”, afirma Brooks. “Se você é um daqueles indivíduos que acreditam que o melhor trabalho é realizado no último instante e posterga projetos ou atividades até o dia (ou horário) antes do término do prazo, talvez não esteja ciente do efeito que sua prática está gerando em seus colegas de trabalho.” Se a sua urgência de última hora requer que os outros trabalhem depressa, é provável que você os irrite e será o primeiro a ser responsabilizado caso um projeto não seja bem-sucedido ou não seja finalizado no tempo estipulado.
Mentir
Desvirtuar suas credenciais ou plagiar deliberadamente, falsificar registros de ponto ou horas contabilizadas, utilizar indevidamente as contas de despesas ou abusar dos cartões de crédito da empresa, usurpar os elogios pelas conquistas de um colega de trabalho ou, de outra maneira, usurpar o emprego de seus empregadores podem resultar na perda do emprego.
De acordo com Ann Kaiser Stearns, Ph.D., psicóloga e autora do best-seller Living Through Personal Crises (Idyll Arbor Press, 2010), “o hábito mais seguro de qualquer um de nós é ocultar a verdade e mentir de formas pequenas e grandes”. “A desonestidade é uma descida íngreme com uma tragédia iminente no desfecho”, complementa. “Não importa se trabalhamos em empresas ou bancos, em instituições acadêmicas ou militares, em editoras ou instituições filantrópicas, no ramo imobiliário ou da saúde, no mercado ou no setor público, no mercado ou no ministério, se não mantivermos a integridade e traímos nosso empregador, não temos o direito de manter nosso emprego.”
Negatividade
Muitos de nós temos maus hábitos de espalhar boatos, lamentar ou reclamar. Porém, se realizarmos qualquer uma dessas ações com muita frequência, seu trabalho pode estar em perigo. “Todas essas atitudes resultam no mesmo desfecho final: você se transforma em um problema para o seu gestor”, afirma Amy Hoover, CEO da Talent Zoo. “Seu superior provavelmente tem a responsabilidade de assegurar que as equipes dele promovam um ambiente positivo, e qualquer membro da equipe que seja ineficiente reflete de forma negativa sobre você”, acrescenta. “A alta administração costuma chamar os funcionários negativos de ‘câncer’ por uma boa razão: eles acabarão sendo eliminados.” Se você tiver uma queixa, é aconselhável conversar diretamente com o seu gerente, pessoalmente. Nunca solicite o suporte dos seus colegas de trabalho antes.
Atraso
Roxanne Peplow, instrutora do programa de carreira empresarial e consultora de serviços para estudantes do Computer Systems Institute, afirma que isso evidencia uma atitude de complacência e negligência. Portanto, apresente-se pontualmente ou até um pouco mais cedo para demonstrar que você valoriza o tempo e se importa com o seu trabalho e também com o das outras pessoas.
Hoover está de acordo. “Quer você tenha a intenção ou não, atrasar-se no trabalho é um desrespeito ao contrato social da empresa e aos seus colegas que se esforçam para chegar pontualmente.”
Comunicação ruim por e-mail
Isso pode ir desde a falta de resposta a e-mails até a falta de consciência sobre como se apresenta em um e-mail. “Você pode ser visto como impulsivo ou agressivo, ou excessivamente prolixo ou prolixo”, afirma Brooks. Se você tem o hábito de demorar muito para verificar ou responder aos e-mails, corre o risco de perder reuniões ou prazos cruciais, provocar atrasos ou confusão, ou aparentar falta de profissionalismo.
Vício nas redes sociais
Outra rota frequente para a perda do emprego é a obsessão constante que muitos colaboradores possuem com as redes sociais, segundo Stearns. Se afirmar que acessar o Facebook 20 vezes diariamente não afeta seu trabalho, estará a mentir. Algumas organizações implementaram ações para supervisionar ou restringir o uso das redes sociais pelos seus colaboradores, enquanto outras optaram por bloquear completamente esses sites. Assim, tenha cuidado: gastar muito tempo em redes sociais ou outros sites que não têm relação com o seu trabalho pode resultar na perda do seu emprego.
Hábitos Ruins de Linguagem Corporal
Você tem o hábito de virar os olhos? Sua mão está fraca? Impedir contato visual? Todos eles podem se tornar assassinos profissionais. “É necessário que as pessoas compreendam que as ações têm mais impacto do que as palavras”, afirma Peplow. “A maior parte da nossa comunicação ocorre através de sinais não verbais.” Colegas de trabalho, gestores ou clientes podem notar alguns de seus comportamentos não verbais como desrespeitosos ou pouco profissionais – e isso pode, no futuro, afetar significativamente o progresso de sua carreira.
Desatenção
Se você está constantemente distraído – um mau hábito comum em muitos colaboradores -, pode não conseguir avaliar corretamente a cultura da empresa, o que pode prejudicar sua trajetória profissional. “Cada ambiente de trabalho possui sua própria cultura e estilo, seja o código de vestimenta oficial ou não oficial, o ambiente social ou a estrutura hierárquica oficial ou informal”, afirma Brooks. “Não prestar atenção à cultura e se adaptar pode gerar tensão ou torná-lo percebido como distinto e potencialmente menos atraente.”
Também é importante estar atento aos seus costumes pessoais que podem ser ofensivos ou desviar a atenção dos seus colegas de trabalho. “O trabalho em um escritório requer que você seja sensível aos seus colegas e evite agir de maneira a desviar a atenção deles ou tornar o ambiente de trabalho desconfortável”, acrescenta. “Pode variar desde odores corporais, transportar alimentos com odor forte para o seu cubículo, ouvir música em volume excessivo, contar piadas impróprias ou utilizar o viva-voz para realizar chamadas.”
Gramática Ruim
“Quando você escuta alguém usando linguagem imprópria, gírias ou palavrões, isso leva a crer que essa pessoa não possui instrução”, afirma Peplow. Não pense que está em casa ou conversando com amigos durante uma reunião social. Seja claro e sempre suponha que seu superior está escutando.
Síndrome do Lobo Solitário
Você costuma querer fazer tudo sozinho? Isso não será viável no ambiente de trabalho. Apesar da autonomia ser benéfica em certas circunstâncias ou quando se requer foco para executar um projeto, Brooks afirma que as pessoas que trabalham em grupo tendem a ter mais êxito no trabalho. “Trabalhar em equipe requer uma série de atitudes positivas, como atribuir crédito onde é apropriado (ou seja, não reivindicar a responsabilidade pelo trabalho de um colega), auxiliar os demais quando possível, realizar tarefas que não estão necessariamente relacionadas ao seu trabalho, entre outros.” Se você não for percebido como um membro da equipe, não contará com o suporte dos seus colegas diante de dificuldades.
Birras de Temperamento
Se você perde a paciência, é provável que você não seja capaz de trabalhar sob pressão ou gerir bem as responsabilidades, conforme afirma Peplow. “Utilize métodos para diminuir o estresse, como a mediação ou exercícios de respiração profunda, e evite levar questões pessoais para o ambiente de trabalho.”
Ineficiência
Hábitos prejudiciais como desorganização, desperdício de tempo e excesso de fala podem transformar você em um empregado altamente ineficiente. “Pode ser que você não note, mas muitos de seus colegas de trabalho estão ali para o trabalho, não para socializar, e talvez não queiram ser rudes com você interrompendo conversas pessoais”, afirma Hoover. Você não deseja se transformar no indivíduo que seus colegas de trabalho evitam trabalhar. Assim, diminua as conversas no bebedouro, mantenha sua mesa limpa e evite gastar muito tempo em atividades que não estão ligadas ao trabalho.
Falar sem Pensar
Se sofre da síndrome do “pé na boca”, precisa gerenciá-la no ambiente de trabalho. Afirmar algo impróprio durante uma reunião ou em um e-mail pode ser danoso para a sua trajetória profissional.
Falta de Educação
“As lições mais significativas são aquelas que adquirimos na infância”, afirma Peplow. Ao solicitar algo, use a expressão “por favor”. Ao receber algo, diga “obrigado”. Caso não conheça alguém, faça uma apresentação. Se for necessário interromper alguém, use a expressão “com licença”. “As boas maneiras são essenciais, portanto, evite ser rude.” E, principalmente, se não tiver nada agradável para dizer… não diga nada”, aconselha ela.
Estes são apenas alguns dos maus costumes que podem resultar em sua demissão, recusa de uma proposta de trabalho ou desconsideração em uma promoção, segundo Peplow. “Analise-se e questione os demais sobre seus costumes.” E se houver algum retorno, considere-o seriamente, complementa Brooks. “Ouça a preocupação e reserve algum tempo para aceitá-la sem reagir de forma defensiva.”
“Grande parte disso se reduz à comunicação”, finaliza Hoover. “Todos nós possuímos pequenos costumes que nos irritam, e a comunicação de cima para baixo é realmente crucial para alertar os colaboradores sobre seus maus costumes.” Portanto, é responsabilidade do indivíduo corrigi-los.
Baseado no artigo da Forbes

Conheça André Martinez, um profissional com vasta experiência no mundo corporativo, tendo trabalhado em multinacionais, ocupando cargos desde auxiliar até gerência. Nascido no interior de SP, começou a trabalhar como CLT aos 14 anos, totalizando mais de 34 anos de experiência profissional. Atualmente, André trabalha como empreendedor em marketing digital, buscando harmonia, paz, saúde física, saúde mental e qualidade de vida.